Verão Saudável

A estação mais quente do ano chegou e temos que ter cuidado redobrado com a alimentação.

08/01/2018

A estação mais quente do ano chegou e temos que ter cuidado redobrado com a alimentação. A perda de líquido e sais minerais nessa estação do ano é maior e afeta o organismo como um todo, é importante manter a atividade física e se ela for ao ar livre ter cuidado com o horário, pois a exposição excessiva ao sol pode ser prejudicial. Seguem algumas dicas:

 

1.    Beba bastante água. O ideal é andar sempre com uma garrafinha na bolsa. Experimentem uma água flavorizada! Limão e gengibre são boas opções.

2.    Observe a cor de sua urina, ela deve estar amarelo clara.

3.    Cuidado com o excesso de bebida alcoólica, elas desidratam e são fontes de calorias vazias.

4.    Na praia ou na piscina, fuja dos salgadinhos e frituras. Prefira frutas ao natural, mix de frutas e castanhas sem sal ou sem açúcar, água de coco, picolé de frutas ou sorbet.

5.    Quanto menor a quantidade de alimento industrializado ingerido, melhor é.

6.    Procure fazer, no mínimo, quatro refeições ao dia: desjejum, almoço, lanche e jantar, todas leves, mas que alimentem. Frutas com castanhas sem sal ou iogurte são uma boa opção para os lanches. Coma no mínimo três porções de frutas ao dia.

7.    No almoço e no jantar a metade do prato deve ser de verduras. Quanto mais colorido melhor. As verduras promovem a regularidade intestinal e são fontes de vitaminas e minerais.

8.    No verão, cuidado ao com as atividades físicas ao ar livre. Dê preferencia a pratica-las cedo ou após o por do sol. É importante fazer reposição de carboidrato e sódio durante atividades extensas e exaustivas. Procure um nutricionista para uma suplementação adequada e personalizada. 

 

Fernanda Caldas
CRN4 15100930